5.29.2011

Capoeira

A capoeira e uma mistura de arte marcial, musica e dança é caracterizada por duros golpes como rasteiras, cabeçadas, joelhadas e chutos.
  O que distingue a capoeira de outras artes marciais e a sua musicalidade.
A capoeira nasceu no século XVII no Brasil com origens africanas, os escravos africanos como forma de protecção dos fazendeiros descobriram esta forma de praticarem a sua força e os seus troques sem que os fazendeiros descobrissem. Durante a noite nas suas horas de descanso tocavam e batiam palmas assim os fazendeiros pensando que eles estavam nos seus rituais deixavam estar.
  Mais tarde a capoeira chegou mesmo a ser proibida quando os escravos eram libertados e com o fim da escravatura eles para comerem tinham de praticar crimes naquela altura diziam “quem sabe capoeira e um perigo”. Mas nos dias de hoje a capoeira está em todo o mundo e de forma legal.
        
  A roda da capoeira e um círculo de capoeiristas de número variado pode variar entre dez a cem praticantes, esses capoeiristas quando não estão dentro da roda a dançar estão a cantar e a bater palmas no retomo do berimbau, o jogo começa com o som do berimbau. O maior objectivo da capoeira e derrubar o adversário. A ginja e o movimento básico da capoeira mas a outros truques como pontapés em rotação, rasteiras, cabeçadas, mortais entre outros.  
  A capoeira actualmente atrai milhares de pessoas ao Brasil e o símbolo da cultura afro-brasileira a capoeira mudou a sua imagem e trouxe o orgulho da sociedade brasileira. Actualmente e considerada património cultural do Brasil.

  Não e fácil falar dos estilos da capoeira visto que só se desenvolveu como forma de ensino no ano de 1920 mas esta desenvolvido em dois grupos o subgrupo e a amplamente aceite.
  Os golpes da capoeira podem ser divididos em dois os golpes de linha e de golpes rodados ou também de golpes traumatizantes ou desequilibrantes.

Golpes traumáticos: Os golpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que podem causar danos ao adversário. Apesar de a maioria das vezes, em rodas o dano não é desejado, então o golpe fica apenas para incentivar a esquiva do adversário.
1.    Armada ou meia-lua de costas: a armada aplica-se quando se esta de pé. Através de um movimento de rotação, um dos pés fica firme no chão enquanto o outro pé sobe varrendo a horizontal atingindo o adversário com a parte exterior do pé.
Golpes Desequilibrantes: Os golpes desequilibrantes são golpes defensivos normalmente para fazer cair o adversário  
2.    Abertura: também conhecido como escala de pé. O aplacante coloca as duas pernas entre as pernas do adversário e abre-as logo de seguida puxa as pernas do adversário fazendo com que ele caia.
3.    Arrastão da negativa: estando em posição de negativa, coloca-se a perna estendida atrás de uma das pernas do adversário e puxasse, para o derrubar.

2 comentários: